Receita na Churrasqueira a gás DXX300: Como grelhar o bife de chorizo com a DXX300?

Dessa vez, você vai descobrir quais são os segredos do mestre Rick Bolzani para grelhar o bife de chorizo na Churrasqueira a gás DXX300.

Este é um dos cortes do contrafilé mais conhecidos para grelhar no churrasco, uma carne suculenta que tem feito cada vez mais sucesso.

Receita Churrasqueira a gás DXX300: Como grelhar o bife de chorizo?Para a receita de hoje, o mestre utilizou a churrasqueira a gás DXX300 com grelha uruguaia teflonada.

Primeiramente, a dica do Rick é utilizar o teflon para não deixar a carne grudar na grelha. Com isso, o resultado do seu churrasco será ainda melhor. 

Até pouco tempo atrás, essa carne era chamada apenas de contrafilé, um corte comum. Decerto, a fama veio mesmo quando ganhou o nome de bife de chorizo

Esse corte conta com uma camada de gordura que dá aquele sabor especial e único ao churrasco.

Agora, que tal conhecer mais sobre o corte?

Filé de Chorizo: O que é?

Trata-se de um corte que é retirado do miolo do contrafilé, ou seja, da região central.

Inegavelmente, essa região é muito muito macia, sobretudo porque é pouco utilizada pelo animal. Isso a torna menos rígida em comparação a outros cortes.

Além do Brasil, você sabe em qual região o bife de chorizo é conhecido? A resposta é a Argentina, um país que adora churrasco, assim como os brasileiros.

Portanto, se você é um apaixonado por churrasco, vai gostar de conhecer como se originou essa tradição cultural que permanece forte até hoje.

Uma breve história do churrasco

É difícil ao certo saber como e quando o churrasco teve origem, já que há várias histórias sobre a tradição que hoje é tão querida pelos brasileiros.

Todavia, escolhemos uma das histórias para contar a você. Ela tem início na época das cavernas, quando os homens primitivos descobriram o fogo.

Em pouco tempo, eles perceberem que o fogo poderia ser utilizado para muitas coisas, entre elas, para tornar a carne mais saborosa e fazer com que dure por mais tempo. 

Entretanto, o churrasco à moda brasileira, este que se conhece hoje, envolve uma mistura de culturas, entre Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina.

Conta a história que os primeiros a descobrirem e praticarem o churrasco foram os Índios, que assavam a carne em uma fogueira ao ar livre, com auxílio de uma grelha de madeira.

Algumas dessas comunidades deixaram seu legado e exerceram uma grande influência nos costumes da civilização. 

Existiram também os Tropeiros, que faziam paradas breves entre um ou outro acampamento, e suas refeições consistiam em pedaços de carne assada na brasa.

Há quem diga que o churrasco é o fio condutor de muitas histórias que conectam lugares diferentes da América Latina. 

Para os gaúchos, e muitos outros brasileiros, o churrasco é parte da cultura, indispensável em um almoço com a família aos domingos.

Como preparar o Chorizo, antes de grelhar na Churrasqueira a gás DXX300

O chorizo é composto pela carne macia e sua faixa de gordura pode lembrar bastante a picanha, principalmente devido a sua textura firme. 

Dessa forma, ela é perfeita para quem gosta de uma carne bem tostada e pode ser servida grelhada ou assada. No entanto, grelhar é ideal para deixá-la ainda mais saborosa.

No churrasco, o ideal é servir em tiras, como você vai aprender hoje na Receita da Churrasqueira a gás DXX300.

Posicione o bife de chorizo em uma tábua de madeira. Para o Rick, o melhor jeito de cortar esse chorizo é em tiras, deixando um espaço de 2 em 2 dedos. 

Em seguida, quando o corte já estiver no ponto, basta ligar a DXX300. Basta pressionar por alguns segundos e soltar o botão. 

Diferentemente das churrasqueiras tradicionais, a DXX300 é muito poderosa. Apesar de compacta, pode servir facilmente até 15 pessoas.

Em outras palavras, ela é mais fácil de ligar e não é necessário esperar muito tempo antes de começar a grelhar.

Ligue e aguarde alguns minutos e assim que você notar que os queimadores estão aquecidos, já pode colocar a carne para assar. 

Como saber se a temperatura é a ideal? 

O Rick dá a dica: Verifique se a sua mão consegue suportar o calor da churrasqueira por cerca de 5 segundos.

Fique atento, pois em apenas alguns minutos a carne estará grelhada. Isso porque a DXX300 é muito potente e faz tudo de forma prática, sem bagunça ou fumaça!

Por que a DXX300 não emite fumaça?

A resposta está em seu funcionamento inovador, que é muito simples:

A carne é assada normalmente, com auxílio das grelhas. 

O calor é gerado por meio de queimadores e gás infravermelho. O segredo é que o excesso de gordura não pinga nas fontes de calor.

Isso porque a gordura é recolhida em uma bandeja com água, que fica ao fundo da churrasqueira. Incrível, não?

O resultado é que a DXX300 é eficaz e não emite fumaça quando usada corretamente. 

Como saber quando o chorizo está no ponto?

O ideal é grelhar bem os dois lados do chorizo e também a gordura. O ponto da carne fica a seu critério.

A dica do mestre é, ao notar que a carne está chegando no ponto, você deve baixar um pouco o controle de gás e finalizar com pouco calor até chegar ao ponto desejado.

Deixe a carne descansar por alguns minutos, mas não por muito tempo. 

Rick lembra que o chorizo não é uma carne muito irrigada, por isso, o ideal é que ela seja consumida assim que sair da grelha para que não fique ressecada.

Qual é o melhor acompanhamento?

O ideal é apostar em um acompanhamento suave, já que o destaque é o sabor da carne.

Você pode servir o bife de Chorizo acompanhado de batatas, uma forma muito tradicional de aproveitar a carne durante um almoço em família.

Gostou de aprender mais sobre o Bife de Chorizo, a história do churrasco e conhecer a poderosa DXX300? Deixe o seu comentário abaixo.

>>>> COMPRE AGORA A SUA DXX300 E FAÇA UM CHURRASCO DELICIOSO NA SUA CASA!

Saiba mais sobre a churrasqueira a gás DX300 e faça muito mais churrasco 😉

Related Posts