Receita na Flame churrasqueira a gás: Costela de cordeiro com recheio de molho pesto

Um preparo simples, rápido e delicioso para matar sua fome de churrasco.

A receita de hoje é um prato delicioso e fácil de preparar.

Ele foi pensado pelo mestre Rick Bolzani e, neste artigo, você vai ver como fazer a costela de cordeiro recheada com molho pesto na Flame Churrasqueira Vertical.

Além disso, você vai aprender um pouco mais sobre os acompanhamentos dessa receita, o pesto e o sour cream. Eles são práticos, versáteis e muito saborosos!

Pronto para começar?

Como temperar a Costela de Cordeiro?

Para temperar é muito simples. Dessa vez, será utilizado somente com azeite, sal e pimenta, sendo o azeite responsável por hidratar a carne na churrasqueira.

Todavia, você sabia que, no passado, era muito comum marinar esse tipo de carne? Para isso, era comum utilizar vinho, limão e outras especiarias. 

No entanto, o mestre lembra que essa é uma carne jovem, com alto potencial de absorção do tempero.

Por isso, não é necessário se marinar antes de levar à churrasqueira.

Posteriormente, depois de temperar, você já pode começar a fazer o recheio.

Mas, antes de começar a fazer o pesto, que tal conhecer um pouco mais sobre ele?

Pesto: de onde vem essa tradição

Apesar de não ser famoso em todas as regiões do Brasil, o pesto é uma combinação muito conhecida e adorada na Europa.

Ele é feito com azeite, queijo, sal e pode variar entre manjericão ou rúcula. 

A razão de ser um acompanhamento tão querido mundo afora é graças a sua versatilidade, praticidade e sabor marcante.

Ele pode acompanhar desde massas, há quem utilize o pesto como molho para o macarrão, peixes, torradas ou carnes, o que vamos fazer hoje. 

Na Itália, é comum que cada família tenha a sua própria receita caseira para preparar o pesto que mais lhe agrada e para isso utilizam o pilão. 

No entanto, onde o pesto surgiu? Esse é um molho que se origina da região de Gênova, na Itália, onde o clima favorece o plantio de ervas como essa. 

Como preparar o pesto do mestre

Ingredientes:

– Rúcula

– Hortelã

– Castanha do pará

– Alho

– Queijo Parmesão

Primeiramente, a dica do mestre é separar manualmente as folhas da rúcula para fazer o pesto rústico. 

Em seguida, é hora de começar a picar os ingredientes. Inicie pela rúcula e corte pequenos pedaços. Em seguida, faça o mesmo com a hortelã e o alho.

É importante lembrar que todos os ingredientes devem estar bem picados, pois isso ajuda a alcançar a textura desejada.

Para misturar os ingredientes, o mestre utilizou um equipamento simples, porém ideal para quem quer conferir sabor ao pesto rústico.

Essa ferramenta se chama pilão e é utilizada frequentemente para triturar alimentos, além de ser a ferramenta utilizada por muitas famílias italianas para fazer o pesto.

Para começar, você deve adicionar os alimentos que já estão cortados. O mestre ressalta que, o ideal é acrescentar o azeite gradualmente, assim ele pode ser absorvido melhor. 

Logo depois, adicione o queijo parmesão com o auxílio de um ralador. Lembre-se de acrescentar também de maneira gradual.

Pronto, o seu pesto está feito para rechear a costela de cordeiro.

Como preparar a carne antes de levar à churrasqueira

Primeiramente, distribua todo o azeite ao redor da costela de cordeiro. Em seguida, adicione o sal e a pimenta a gosto. Depois, acrescente o pesto. 

O mestre conta que o segredo dessa receita é a sua maneira de preparo.

Consiste em rechear o cordeiro com o pesto, enrolar e amarrar em círculos, com um barbante próprio para carnes, antes de levar à churrasqueira. 

Em seguida, basta ligar a Flame, que, em questão de poucos minutos, vai deixar a carne no ponto desejado. 

Essa é uma churrasqueira que possui dois queimadores de infravermelho na parte superior que ultrapassam 600° graus. Tudo isso sem deixar nenhum vestígio de fumaça!

O resultado é que em cerca de 7 minutos o cordeiro será selado. 

Saiba mais sobre a Flame Churrasqueira Vertical

Ela é perfeita para quem deseja fazer assados e grelhados em casa com uma qualidade profissional.

Os seus queimadores, citados anteriormente, produzem calor intenso que grelha a carne muito mais rápido e com muito mais sabor.

Além disso, ela é prática e versátil, conta com grelhas removíveis de inox, acendimento elétrico, design minimalista, controle de temperatura e bandeja coletora de gordura. 

Finalize a costela de cordeiro

Em seguida, retire da churrasqueira e aproveite as marcações feitas anteriormente com o barbante para cortar a carne em rodelas. 

Feito isso, leve as rodelas de cordeiro com pesto à churrasqueira novamente, só que dessa vez utilize a função finalizar e posicione a carne no último andar da Flame.

Verifique após alguns minutos e inverta os lados para ter certeza que todas as partes serão assadas igualmente.

Feito isso, a costela recheada está pronta para ser servida! Deixe a carne descansar e, enquanto isso, prepare o último detalhe desse prato ensinado pelo mestre.

Toque de mestre: sour cream de hortelã

Você conhece o que sour cream? Esse é um acompanhamento levemente azedo, muito típico na culinária mexicana, porém, nos últimos anos, se tornou fortemente conhecido no Brasil.

Ele é um acompanhamento muito utilizado para nachos e tortillas, mas o mestre garante que fica ótimo também com a costela de cordeiro.

Assim como o pesto é um acompanhamento versátil, prático e saboroso que pode ser feito em casa para servir nas suas melhores receitas.

O mestre aposta em uma adaptação da receita original de sour cream, feita com hortelã. 

É bem simples e fácil de fazer. É necessário: 500 ml de leite fresco, hortelã picado, 1 limão para o suco, raspas de limão siciliano e sal.

Coloque tudo em um recipiente e misture suavemente com um garfo até criar uma consistência homogênea e bem cremosa. 

Como servir

Para servir a costela de cordeiro recheada com pesto, acrescente o sour cream de hortelã em cima de cada rodela! Ficou com vontade de provar? 

>>> Adquira agora mesmo a sua Flame Churrasqueira Vertical e faça o seu churrasco!

>>> Conheça a Flame e toda a sua potência.

Related Posts