Receita na Churrasqueira a gás portátil DXX200: Como grelhar um SHORT RIB na DXX200?

A receita de hoje é o Short RIB grelhado na Churrasqueira a gás portátil DXX200 que pode ser facilmente feito em casa, conforme ensina o mestre Rick Bolzani.

Receita na Churrasqueira a gás portátil DXX200: Como grelhar um SHORT RIB na DXX200?Portanto, se você é apaixonado por churrasco, prepare-se para anotar todas as dicas e informações sobre essa deliciosa carne.

O mestre explica que o Short RIB é retirado da parte dianteira do animal. É interessante observar que o corte mostra uma evolução da carne de qualidade.

Antigamente, não era possível obter um corte tão macio e, ao mesmo tempo, com tanto sabor como é o Short RIB, também conhecido como “costela premium”.

Sendo assim, esse corte conta com um alto nível de gorduras entremeadas, sendo justamente isso que proporciona o sabor único desta carne.

Geralmente, o Short Rib tem fibras grossas e compridas. O melhor jeito de servi-lo é grelhado, como você vai aprender hoje.

O que saber antes de colocar na DXX200?

A Churrasqueira a gás portátil DXX200 é um modelo totalmente diferenciado e vale a pena saber um pouco mais sobre ela.

Antes de tudo, esta é uma churrasqueira portátil a gás, pesa apenas 9 quilos e é muito fácil de ser transportada para onde você quiser.

Ela é feita de 100% de aço inox, o que garante total resistência para todos os itens: grelha, estrutura e bandeja coletora de gordura. 

Assim sendo, ela conta com pouca emissão de fumaça, a depender, variando de 0 a, no máximo, 1, a depender do tipo de carne que vai ser assada. 

Da mesma forma, conta com um queimador de infravermelho na lateral para o controle de temperatura ajustável. 

É possível instalar a churrasqueira por meio de um sistema de gás natural ou GLP, o famoso botijão.

Os acessórios são removíveis e o seu design minimalista realmente faz a diferença, e ao mesmo tempo, a torna ainda mais bonita e especial.

Como grelhar?

De acordo com o mestre, primeiramente, é necessário adicionar um pouco de água na bandeja coletora. Isso porque a água é indispensável para não gerar fumaça. 

Em seguida, acenda a churrasqueira e coloque a grelha. Em cerca de apenas 5 minutos ela vai estar no ponto ideal.

Desse modo, o mestre explica que prefere não utilizar sal antes de levar à churrasqueira. O motivo é a sua preferência.

Quer saber mais sobre como temperar o Short RIB? Veja abaixo!

Entenda um pouco mais sobre os tipos de sal

Afinal, o melhor é grelhar a carne antes ou depois? 

O mestre lembra que essa é uma questão de gosto, por isso cabe a você decidir se prefere salgar a carne antes ou depois de colocar na churrasqueira.

Há também quem acredite que salgar a carne de levar a grelha resulte em uma perda de sabor, no entanto, é uma perda mínima e quase imperceptível.

É provável que, para o Short BIB, o sal grosso seja o mais utilizado e geralmente é colocado antes de levar a peça para grelhar. Mas ele não é o único.

Há também a flor de sal, sal de parrilla e o sal fino. Eles são indicados para quem, assim como o mestre, prefere colocar o sal após a carne sair da grelha.

Ainda está em dúvida sobre colocar sal antes ou depois? Com uma DXX200 em casa, você pode tentar das duas maneiras e descobrir qual delas agrada mais o seu paladar!

Outras variações de tempero para provar:

Short ribs com sal e azeite

Neste caso, o azeite traz um toque especial para o saber. O ideal é utilizar um corte mais fino, temperar e selar por alguns minutos antes de levar à churrasqueira. 

Short ribs com chimichurri

Esta é uma maneira muito famosa para o preparo desta carne. Você precisa envolver a peça com um papel alumínio, garantindo que ela não queime ao longo do preparo. 

O chimichurri nada mais é do que um mix de condimentos e ervas que pode ser feito por você com os ingredientes que você tem em casa.

Short ribs com páprica doce

Essa forma de preparo lembra o churrasco americano. 

Basta combinar os seguintes temperos: sal, páprica doce, pimenta-do-reino e o que mais você preferir para salpicar.

Sobre a grelha da DXX200

O mestre lembra que o contato da carne fria com a grelha quente sempre vai resultar em um pouco de fumaça, porém em quantidade mínima e pode variar a depender da carne.

Mas será que é possível gerar ZERO fumaça? 

O mestre explica que sim. Para isso, é necessário ligar o queimador e colocar a peça com a grelha ainda fria. Dessa forma, nenhuma fumaça é emitida.

 No entanto, ele conta também que colocar o Short RIB na grelha quente foi uma opção dele, para alcançar o seu ponto preferido de carne.

Além disso, a grelha DXX200 é totalmente diferenciada. Ela tem uma inclinação aerodinâmica criada para proporcionar calor à carne por igual.

Você também deve checar a carne e mudar as posições, para ter certeza que ela será grelhada de todos os lados.

Após cerca de 7 minutos, o primeiro lado já estará pronto e o segundo lado deve levar cerca de 4 minutos.

Orientação finais

Em resumo, deixe o short rib descansar por cerca de 4 minutos antes de cortar em tiras. 

É neste momento que o mestre vai salgar a carne e adicionar a pimenta do reino. 

Feito isso, você decerto já pode servir. 

Para acompanhar, a sugestão são batatas assadas com bacon! Assim, combinado com o Short RIB, o prato vai ficar uma delícia!

Gostou de aprender mais sobre o Short RIB e a DXX200? Então aproveite e adquira a sua agora mesmo para experimentar essa carne na grelha:

>>> Quero fazer o meu churrasco de Short RIB com a DXX200

Related Posts